Hoje eu vou compartilhar com vocês uma dica valiosa e barata. Você sabia que a aplicação da Argila no couro cabeludo promove uma espécie de “peeling capilar”, pois remove as células mortas, libera as toxinas do organismo, ativa a circulação do couro cabeludo, absorve as impurezas e resíduos?

Contudo, ela realiza uma limpeza profunda e estimula o crescimento dos fios, sendo muito utilizada nas terapias do couro cabeludo. Os sais minerais presentes em sua composição proporcionam as suas propriedades terapêuticas. Por possuírem elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como cálcio e ferro, mas também, elas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes e servem para muitas aplicações, trazendo benefícios à saúde.

As argilas branca, verde e preta são as mais indicadas para o tratamento do couro cabeludo.

A branca é mais leve e suave e pode ser usada também nos fios;

A verde indicada para cabelos normais a oleosos que precisam de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza;

A preta é indicada para quem possui excesso grave de oleosidade do couro e queda dos fios, dermatites e psoríase também podem ser tratadas com ela.

Dessa forma, uma dica extra é na hora de comprar a sua, verifique se ela é esterilizada, logo, se for orgânica, melhor ainda. Porém se não encontrar, o importante é usar.

argila verde

Quais os princípios ativos de cada argila?

Branca

Argila Branca – Rica em silício e alumínio e vários oligoelementos. Aumento na oxigenação das áreas congestionadas, regulam a queratinização, em distúrbios do couro cabeludo.
É a argila mais suave, indicada para todos os tipos de fios. Ela regulariza a oleosidade, hidrata e ajuda a tratar os fios porosos e danificados. É a única que pode ser aplicada também no comprimento dos fios.

Verde

Argila Verde – Rica em magnésio, manganês, silício e vários oligoelementos. Desinflama, esfolia, regula a produção sebácea e tem efeito desintoxicante e adstringente.
É a mais indicada para fios oleosos porque possui ação adstringente e ajuda a regular a produção de oleosidade. Também ajuda a desintoxicar a pele do couro cabeludo, ajudando a diminuir a caspa e descamação.

Cinza

Argila Cinza – Rica em alumínio e silício. Melhora a circulação sanguínea e linfática, efeito anti-inflamatório e cicatrizante, melhora olheiras, varizes e queda de cabelo.

Amarela

Argila Amarela – Rica em silício e alumínio. Ação calmante e regeneradora de tecidos.

Vermelha

Argila Vermelha – Rica em ferro e silício. Usada no tratamento de celulite, gordura localizada, pálpebras caídas, papada e inchaços.
A argila vermelha é a mais rica em ferro e ajuda a limpar o couro cabeludo, além de deixar os fios mais hidratados e brilhantes.

Preta

Argila Preta – Elevado teor de titânio, alumínio e silício (argila rara). Ativador da circulação, adstringente, contribui para a renovação celular, efeito cicatrizantes, desintoxicante, anti-inflamatório e combate a queda de cabelo provocada pela idade.
Excelente para quem tem queda de cabelo. A alta concentração de titânio, alumínio e silício ajuda na renovação celular e a torna um ótimo tratamento para a alopecia androgenética.

argila nos cabelos

Como aplicar a argila no cabelo?

A argila deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo e não nos fios. Ao tratar a raiz, o cabelo todo será beneficiado. A aplicação deve ser feita com o cabelo úmido. Abra as mechas como se fosse pintar o cabelo e passe a mistura no couro cabeludo com ajuda de um pincel. Há diversas formas de usar argila no cabelo.

Receita de argila para o cabelo

Que tal aprender uma das receitinhas caseiras para isso?

Por exemplo, Misture 4 colheres de argila em pó com água filtrada ou soro ou chá. Mexa bem, até ela ficar com uma consistência nem muito fina, nem muito grossa.
Então, lave os cabelos com shampoo.
Depois, aplique a mistura no couro cabeludo. Você pode utilizar um pincel para isso. Também é possível misturar a argila a uma máscara capilar.
Deixe o produto agir no cabelo, não ultrapassando uma hora de ação.
Lave o cabelo com atenção, de modo a não deixar resquícios da argila no couro cabeludo.
Aplique uma máscara ou condicionador e finalize como de costume.

Ao mesmo tempo, outra possibilidade é potencializar a mistura da argila com óleos vegetais e essenciais para potencializar a nutrição dos fios.

Enfim, se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, ficarei muito feliz se você usar e voltar aqui para contar sua experiência.

Se quiser mais receitinhas visite o blog clicando aqui

E você já usou, já sabia dessa dica, me conte aqui vai 🙂

Assista o vídeo explicativo

Gratidão,

#o melhor deve ser compartilhado

Por fran Khenatti – Expert Capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Liga agora!
Escanear o código
Chama agora!