O que é Trichorrhexis Nodosa?
Em primeiro lugar você já reparou várias bolinhas brancas no fio do cabelo? Trichorrhexis nodosa é caracterizada pela formação de pequeníssimos nódulos na haste capilar que se formam pela separação das fibras que estão danificadas culminando com fratura das mesmas.
Primordialmente, o nome trichorrhexis nodosa (em Latim) foi dado há uma alteração da haste capilar que se caracteriza pela formação de pequeníssimos nódulos de coloração esbranquiçada, distribuídos ao longo do fio que se formam pela separação parcial das fibras internas após a camada mais externa ter sido danificada. Ademais, esses falsos nódulos variam em quantidade e podem atingir todo o comprimento dos fios com intervalos regulares, porém é mais comum antingir as pontas.
Todavia, nesses locais o cabelo está frágil e rompe-se com facilidade, espontaneamente ou a menor tração. Assim, como consequência ele quebra, ocultando o crescimento, fica áspero ao toque e pode deixar áreas de falhas no couro cabeludo.
Qual a causa da Trichorrhexis Nodosa?
Certamente, traumas mecânicos ou químicos são as causas mais frequentes de adquirir a Trichorrexis Nodosa.
Porém, Existem duas formas da doença, congênita ou adquirida. A princípio, uma mutação genética é a forma congênita mais rara, ao passo que a forma adquirida é causada por vários fatores mais comuns, incluindo:
Trauma físico, como o uso excessivo de ferramentas de calor, bem como chapinha e secador de cabelo;
Trauma químico, como o uso de produtos químicos agressivos, como tinturas e alisamentos;
Deficiências nutricionais, como falta de ferro, zinco e vitamina B;
Doenças, como hipotireoidismo e tricotilomania (um distúrbio em que a pessoa puxa ou arranca os próprios cabelos).
Sendo assim, pode acometer qualquer pessoa sadia que submeta seus cabelos a tratamentos mal feitos ou exagerados tais como:
- Chapinhas, pranchas ou babyliss;
- Colorações e Descolorações;
- Alisamento de todos os tipos;
- Permanentes;
- Exposição solar sem proteção;
- Escovação sem proteção;
- Excesso de queratina ou de outros aminoácidos;
- Falta de tratamento adequado ao seu perfil de cabelo, dentre outros
Sobretudo, origem genética ou doenças do metabolismo também causam a Trichorrhexis nodosa, porém, nesses casos o fio permanece alterado mesmo com todos os cuidados. Quando a alteração é observada desde a infância e há a ocorrência em mais membros da família, também é possível que a condição permaneça. Cetamente, uma avalição mais detalhada será feita pelo especialista nesses casos.
Quais os sintomas?
Os sintomas da trichorrhexis nodosa incluem:
Quebra dos cabelos, geralmente nas pontas;
Cabelos fracos e quebradiços;
Cabelos com um aspecto desgrenhado e sem vida;
Fios de cabelo com nós.
Qual o Tratamento da Trichorrhexis Nodosa?
Certamente o tratamento consiste em suspender todo tipo de agressão física e química deixando os fios na forma mais natural possível para que os novos fios cresçam saudáveis, porém, os fios já danificados não recuperam e serão eliminados a medida que o cabelo for crescendo e sendo cortado num período variável de 2 a 4 anos, até serem totalmente substituídos.
Como descobrir se estou com a doença?
Em suma, o diagnóstico da trichorrhexis nodosa é feito por um profissional capacitado, já o tratamento depende da causa da condição de cada indivíduo, porém, no caso da forma congênita, não há tratamento. Visto que na forma adquirida, o tratamento visa reduzir ou eliminar o fator causador da condição. Todavia, eu posso te ajudar nesse diagnóstico através de uma consulta gratuita, basta agendar pelo Whatsapp
Como evitar a trichorrhexis nodosa?
Afinal, para evitar a trichorrhexis nodosa, é importante:
Em primeiro lugar usar ferramentas de calor com moderação e proteção térmica;
Em segundo lugar usar produtos químicos agressivos com cautela;
E em terceiro lugar ter uma dieta equilibrada;
Manter uma rotina de cronograma capilar adequada, principalmente se os cabelos possuírem química é fundamental, vide cronograma capilar, ao passo que controlar doenças que possam estar causando a condição também é necessário.
Em outras palavras, a trichorrhexis nodosa é uma condição que pode afetar a aparência dos cabelos. No entanto, com o tratamento adequado, é possível melhorar o aspecto dos cabelos e reduzir a quebra.
Tem mais alguma dúvida? deixe nos comentários,
Acesse nosso Blog para mais
Gratidão.